user 16 de Abril, 2021

Projeto – “Jardins do meu coração e da minha rua.”

Crianças preparadas para a vida

"A nossa mais elevada tarefa deve ser a de formar seres humanos livres que sejam capazes de, por si mesmos, encontrar propósito e direção para suas vidas."
RudolfSteiner

Este projeto nasce da necessidade de uma intervenção nas crianças do 1º ciclo, face às problemáticas que são diagnosticadas nesta idade e à falta de recursos de apoio aos professores e escolas no âmbito de uma prevenção primária.

A escola tem-se deparado, cada vez mais cedo, com problemas de comportamento dentro e fora da sala de aula, com crianças que não conseguem gerir as suas emoções e frustrações, exteriorizando-as da maneira como sabem e podem, provocando assim uma gestão difícil das aulas, um desgaste nos professores e um nível de realização reduzido nos alunos.

Bem orientadas e mantendo um autoridade baseada no afeto e no amor, as crianças desenvolverão a sua autoestima, autoconfiança e autoconhecimento, aprenderão a compreender e a controlar os seus comportamentos e a usufruir da sua alegria de viver.

Este projeto é aplicado na Escola Básica e Integrada da Vila de Rabo de Peixe, desde abril de 2017, tendo já abrangido um total de cerca de 2000 indivíduos, de forma direta e indireta, através de sessões escolares e  comunitárias.

O mesmo, é subdividido em duas partes: “Jardins do meu coração” –  visando a aplicação do Programa CPEY (programa de Competências Pessoais, Emocionais e Yoga).

E “Jardins da minha rua” – visando promover o exercício de boas práticas e a participação pública, individual e coletiva para as questões do ambiente e do desenvolvimento sustentável, através da conceção e desenvolvimento de estratégias de informação e comunicação, assim como de educação e formação, com recurso aos canais e aos meios considerados mais adequados, para a formação ao longo da vida.

Assim, através do yoga e dos princípios da não violência, da paz e do respeito por todos os seres e por todo o planeta, juntamente com as sessões do Programa CPEY, bem como através da cidadania ambiental, pretendemos melhorar o sucesso escolar e diminuir os comportamentos desajustados dentro e fora da sala de aula, para que as crianças do 1º ciclo de escolaridade possam manter uma atitude positiva em relação à Escola e à Educação.

TEM ALGUMA DÚVIDA? FALE CONNOSCO